sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Parabéns para aqueles alunos que fizeram com criatividade e atenção o trabalho!


Turma 61


Turma 61 Parabéns!!,


Turma 61/ turno manhã


Turma 61


Turma 61


Turma 61/ Parabéns pelos trabalhos realizados! Um abraço a todos


Turma 61


Turma 61


Parabéns Paola da turma 61 . Todo brilhoso....criativo


Desenvolvido e Subdesenvolvido


Turma81


mundo desenvolvido e subdesenvolvido.......


Turma 81


Turma 81/ Parabéns!!!


Parabéns turma 81! Um abraço


turma 81 Aluna Adriane V de Lima/


Aluna Aline turma 81/ Parabéns


Trabalho da aluna Ingrid da turma 61 turno da manhã! Parabéns


quarta-feira, 28 de agosto de 2013

REGIONALIZAÇÃO DO MUNDO EM PAÍSES DO NORTE E PAÍSES DO SUL 5-A Regionalização do Regionalização do mundo em países do Norte e países do Sul 5 – EJA3 – A Regionalização do mundo em Norte e Sul O mapa da divisão Norte e Sul, representa uma outra forma de regionalização do mundo em Países do Norte (ricos) e Países do Sul (pobres). Esse mapa expressa uma das formas mais conhecidas de se ver a distribuição da riqueza no planeta, com base no processo de concentração de renda, sedimentou-se a partir da metade do século 20. Esse critério considera na sua confecção, uma divisão do mundo entre países do “Norte” (países ricos, desenvolvidos) e países do “Sul” (países pobres, em desenvolvimento). O mapa de regionalização do mundo em Países do Norte (ricos) e Países do Sul (pobres) não correspondem exatamente aos hemisférios norte e sul definidos pela linha do equador, pelo fato de que países como Austrália e Nova Zelândia, apesar de estarem no hemisfério sul, são incorporados aos países ricos do norte, assim como regiões da África, da Ásia e da América Latina, que estão no hemisfério norte, mas nesse critério de regionalização, são paises do sul (pobres). 5 – EJA3 – A Regionalização do mundo em países do Norte e países do Sul Ativando o conhecimento 1 – Que indicador econômico é aplicado pelo Banco Mundial para classificar as economias ? 2 – Explique a rgionalização do mundo em países do Norte e países do Sul. 3 – Esse mapa expressa que característica do planeta ? 4 – Qual o critério considerado para esse tipo de divisão do mundo em países do Norte (ricos) e países do Sul (pobres) ? 5 – por que, no mapa, a regionalização em norte e Sul não corresponde aos hemisférios norte e Sul definidos a partir da linha do equador? 6 – Volte a observar o mapa “regionalização do mundo em norte e Sul”. Assinale a alternativa que indica, corretamente, o critério utilizado nessa regionalização. a) degradação do meio ambiente. b) Situação geográfica dos países e seus principais problemas geopolíticos. c) divisão do mundo em países capitalistas e socialistas e regimes políticos. d) aspectos naturais e localização geográfica dos países. e) Condições socioeconômicas dos países, de suas populações e níveis de industrialização

REGIONALIZAÇÃO DO MUNDO EM PAÍSES DO NORTE E PAÍSES DO SUL

Regionalização do mundo em países do Norte e países do Sul
 – A Regionalização do mundo em Norte e Sul
O mapa da divisão Norte e Sul,  representa uma outra forma de regionalização do mundo em Países do Norte (ricos) e Países do Sul (pobres).
Esse mapa expressa uma das formas mais conhecidas de se ver a distribuição da riqueza no planeta, com base no processo de concentração de renda, sedimentou-se a partir da metade do século 20.
Esse critério considera na sua confecção, uma divisão do mundo entre países do “Norte” (países ricos, desenvolvidos) e países do “Sul” (países pobres, em desenvolvimento).
O mapa de regionalização do mundo em Países do Norte (ricos) e Países do Sul (pobres) não correspondem exatamente aos hemisférios norte e sul definidos pela linha do equador, pelo fato de que países como Austrália e Nova Zelândia, apesar de estarem no hemisfério sul, são incorporados aos países ricos do norte, assim como regiões da África, da Ásia  e da América Latina, que estão no hemisfério norte, mas nesse critério de regionalização, são paises do sul (pobres).
A Regionalização do mundo em países do Norte e países do Sul
Ativando o conhecimento
1 – Que indicador econômico é aplicado pelo Banco Mundial para classificar as economias ?
2 – Explique a rgionalização do mundo em países do Norte e países do Sul.
3 – Esse mapa expressa que característica do planeta ?
4 – Qual o critério considerado para esse tipo de divisão do mundo em países do Norte (ricos) e países do Sul (pobres) ?
5 – por que, no mapa, a regionalização em norte e Sul não corresponde aos hemisférios norte e Sul
definidos a partir da linha do equador?
6 – Volte a observar o mapa “regionalização do mundo em norte e Sul”. Assinale a alternativa que
indica, corretamente, o critério utilizado nessa regionalização.
a) degradação do meio ambiente.
b) Situação geográfica dos países e seus principais problemas geopolíticos.
c) divisão do mundo em países capitalistas e socialistas e regimes políticos.
d) aspectos naturais e localização geográfica dos países.
e) Condições socioeconômicas dos países, de suas populações e níveis de industrialização
A divisão norte-sul no mundo.

divisão norte-sul é uma divisão socioeconômica e políticautilizada para atualizar a Teoria dos Mundos. A partir dessa divisão, separa-se os países desenvolvidos, chamados depaíses do norte, dos países do sul, grupo de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, divididos no mapaatravés de uma linha imaginária. Apesar do nome, alguns países do norte também estão no grupo, embora a maior parte desses países estejam localizados abaixo da Linha do Equador.

Anteriormente, esse grupo era chamado de Terceiro Mundo, porém esta definição tornou-se errônea desde a extinção do grupo de países socialistas, pertencentes ao Segundo Mundo, pois não faz sentido usar tais denominações quando um Segundo Mundo já não mais existe.

Apesar de estar em desuso, ainda utilizamos as expressões países do norte e do sul que são mais adequadas para descaracterizaçãoideológica, mas não evidenciam as desigualdades entre os paises de cada bloco. Podemos usar as expressões países ricos e pobres, também.

João Lucas


Hendrio Rodrigo


Caio Oliveira


Leandro Godois Belmonte


Lucas Gaio de Castro


LIndo os piratas! Parabéns aluna Ingrid!


Piratas trabalho realizado pela aluna Ingrid da turma 61


Trabalho da aluna Ingrid Mesquita Guimarães da turma 61/ Navio pirata


Neve em Caxias do Sul/ RS/2013


Madrugada as 2 horas ......caindo flocos de neve...lindo!!!!!


Olha o boneco de neve!!!!!


CAMINHO DA ESCOLA!!!!! TUDO BRANCO!!!


Indo para a Escola Municipal Nova Esperança as 6:30 da manhã ! NEVE E TUDO LINDO!!!!!!


Tudo branquinho!!! Neve dia 27/08/2013 em Caxias do Sul/ RS Lindo


segunda-feira, 26 de agosto de 2013

NEVE

Por que a neve é branca?

Uma das razões pela qual várias pessoas adoram a neve é porque ela envolve tudo com uma camada de gelo clara e "pura". No fim de ano é muito comum ouvir falar em "Natal Branco". Há até mesmo uma canção de mesmo nome que toca várias vezes nesse período. Mas, se você pensar sobre isso, pode parecer estranho que a neve seja branca, já que ela não passa de um monte de cristais de gelo grudados uns aos outros. Então de onde vem essa cor característica?

Para entender de onde vem a cor branca, primeiro precisamos ver por que coisas diferentes têm cores distintas. A luz visível é composta por várias freqüências diferentes de luz. Nossos olhos detectam freqüências diferentes como cores distintas. Objetos diferentes têm cores distintas porque partículas específicas (átomos e moléculas) que formam o objeto possuem freqüências de vibração diferentes. Basicamente, os elétrons da partícula irão vibrar em uma certa freqüência em resposta à energia, dependendo da freqüência da energia. No caso da energia luminosa, as moléculas e os átomos absorvem uma determinada quantidade dessa energia dependendo da freqüência da luz, e depois emitem essa energia absorvida na forma de calor. Isso significa que alguns objetos absorvem mais determinadas freqüências de luz do que outros.

Duas coisas diferentes podem acontecer com as freqüências de luz que não foram absorvidas. Em alguns materiais, quando uma partícula emite novamente os fótons, eles continuam a passar para a partícula seguinte. Nesse caso, a luz viaja por todo o material, então ele é transparente. Na maioria dos materiais sólidos, as partículas emitem novamente a maior parte dos fótons não absorvidos para fora do material, então nenhuma luz (ou pouca luz) passa pelo objeto, o que o torna opaco. A cor de um objeto opaco é apenas a combinação da energia luminosa que as partículas do objeto não absorveram.

Então, como a neve é água congelada e todos nós sabemos que a água congelada é transparente, por que a neve tem uma cor característica? Para entender isso, precisamos voltar e observar um único cubo de gelo. O gelo não é transparente, na verdade ele é translúcido. Isso significa que os fótons de luz não atravessam o material em uma linha reta - as partículas do material alteram a direção da luz. Isso acontece porque as distâncias entre alguns átomos na estrutura molecular do gelo estão próximas do nível dos comprimentos de ondas da luz, o que significa que os fótons de luz irão interagir com as estruturas. O resultado é que o caminho do fóton de luz será alterado e ele sai do gelo por uma direção diferente da que entrou.

A neve é um monte de cristais de gelo colocados ao lado uns dos outros. Quando um fóton de luz entra em uma camada de neve, ele passa por um cristal de gelo no topo, que altera um pouco a direção do fóton de luz e o envia para um outro cristal de gelo, que faz a mesma coisa. Basicamente, todos os cristais rebatem a luz ao redor para que ela saia do monte de neve. Acontece a mesma coisa com todas as freqüências de luz diferentes, então todas as cores de luz são rebatidas para fora. As "cores" de todas as freqüências no espectro visível combinadas igualmente se tornam a cor branca, então essa é a cor que vemos na neve, embora não seja a cor que vemos nos cristais de gelo individuais que a formam. 

NEVE

Por que a neve é branca?

Uma das razões pela qual várias pessoas adoram a neve é porque ela envolve tudo com uma camada de gelo clara e "pura". No fim de ano é muito comum ouvir falar em "Natal Branco". Há até mesmo uma canção de mesmo nome que toca várias vezes nesse período. Mas, se você pensar sobre isso, pode parecer estranho que a neve seja branca, já que ela não passa de um monte de cristais de gelo grudados uns aos outros. Então de onde vem essa cor característica?

Para entender de onde vem a cor branca, primeiro precisamos ver por que coisas diferentes têm cores distintas. A luz visível é composta por várias freqüências diferentes de luz. Nossos olhos detectam freqüências diferentes como cores distintas. Objetos diferentes têm cores distintas porque partículas específicas (átomos e moléculas) que formam o objeto possuem freqüências de vibração diferentes. Basicamente, os elétrons da partícula irão vibrar em uma certa freqüência em resposta à energia, dependendo da freqüência da energia. No caso da energia luminosa, as moléculas e os átomos absorvem uma determinada quantidade dessa energia dependendo da freqüência da luz, e depois emitem essa energia absorvida na forma de calor. Isso significa que alguns objetos absorvem mais determinadas freqüências de luz do que outros.

Duas coisas diferentes podem acontecer com as freqüências de luz que não foram absorvidas. Em alguns materiais, quando uma partícula emite novamente os fótons, eles continuam a passar para a partícula seguinte. Nesse caso, a luz viaja por todo o material, então ele é transparente. Na maioria dos materiais sólidos, as partículas emitem novamente a maior parte dos fótons não absorvidos para fora do material, então nenhuma luz (ou pouca luz) passa pelo objeto, o que o torna opaco. A cor de um objeto opaco é apenas a combinação da energia luminosa que as partículas do objeto não absorveram.

Então, como a neve é água congelada e todos nós sabemos que a água congelada é transparente, por que a neve tem uma cor característica? Para entender isso, precisamos voltar e observar um único cubo de gelo. O gelo não é transparente, na verdade ele é translúcido. Isso significa que os fótons de luz não atravessam o material em uma linha reta - as partículas do material alteram a direção da luz. Isso acontece porque as distâncias entre alguns átomos na estrutura molecular do gelo estão próximas do nível dos comprimentos de ondas da luz, o que significa que os fótons de luz irão interagir com as estruturas. O resultado é que o caminho do fóton de luz será alterado e ele sai do gelo por uma direção diferente da que entrou.

A neve é um monte de cristais de gelo colocados ao lado uns dos outros. Quando um fóton de luz entra em uma camada de neve, ele passa por um cristal de gelo no topo, que altera um pouco a direção do fóton de luz e o envia para um outro cristal de gelo, que faz a mesma coisa. Basicamente, todos os cristais rebatem a luz ao redor para que ela saia do monte de neve. Acontece a mesma coisa com todas as freqüências de luz diferentes, então todas as cores de luz são rebatidas para fora. As "cores" de todas as freqüências no espectro visível combinadas igualmente se tornam a cor branca, então essa é a cor que vemos na neve, embora não seja a cor que vemos nos cristais de gelo individuais que a formam. 

NEVE

Definição para neve:

Definições da web:
A neve (do latim nix, nivis) é um fenômeno meteorológico que consiste na queda leve, moderada ou forte de cristais de gelo. ....
pt.wikipedia.org/wiki/Neve

NEVE

Definição para neve:

Definições da web:
A neve (do latim nix, nivis) é um fenômeno meteorológico que consiste na queda leve, moderada ou forte de cristais de gelo. ....
pt.wikipedia.org/wiki/Neve

NEVE

Neve são cristais de gelo, que consistem em a água ser congelada, e ocorre mais nas regiões em que as temperatura são baixas, e o clima é bastante frio. 

Uma tempestade de neve pode ser chamada de várias maneiras, como a Nevasca, o nevisco e o nevão, essas tempestades formam pequenos flocos de cristais de gelo. 


Cada floco de neve têm uma forma

A neve pode ter variadas formas e tamanhos e por este motivo têm classificações, como por exemplo: 

Os grãos de neve, são pequenos (minúsculos) flocos de gelo, que apresentam somente 1 milímetro de diâmetro, cai em pequenas quantidades, como se estivesse caindo pouca chuva. 

Os flocos de neve são pequenos pedaços de neve em que são formados pequenos flocos de neve, que tem o formato Hexagonal. 

Os grãos de gelo são pedaços de gelo bem maiores do que os outros, com 5 milímetros de diâmetro. 
Graupel podem ser chamadas de pelotas de gelo, sua espessura é bem mais pesada que as outras, mede mais de 5 milímetros. 

Granizo são pedras de gelo bem maiores que podem medir mais de 5mm. 

Chuva congelada é uma chuva (líquida) que se torna gelo somente quando entra em contato com o chão, ou seja, a temperatura tem de estar muito baixa, para que esse efeito ocorra.


Neve

COMO SE FORMA A NEVE?

A neve se forma nas camadas mais altas das nuvens.Quando lá em cima a temperatura está abaixo de zero, as gotas de água se congelam, transformando-se em flocos de neve.
Geralmente, a neve só atinge o solo em locais muito frios.

Aumentando os flocos de neve em Caxias do Sul!!!!!!


Neve em Caxias do Sul

De acordo com a Climatempo, no fim da tarde e no começo da noite, começou a nevar em muitos locais da serra gaúcha, até nas altitudes menos elevadas, abaixo dos 1 mil metros. Em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, o fenômeno começou por volta das 20h30. Por volta das 21h, a temperatura era de 0°C. Com o vento de 18,5 quilômetros por hora, a sensação térmica era de -8°C.



quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Existe na realidade as Sereias???????


Você conhece as lendas do Brasil? são verdadeiras?


A Sereia Iara



A Iara é uma lenda do folclore brasileiro. Ela é uma linda sereia que vive no rio Amazonas, sua pele é morena, possui cabelos longos, negros e olhos castanhos.
A Iara costuma tomar banho nos rios e cantar uma melodia irresistível, desta forma os homens que a vêem não conseguem resistir aos seus desejos e pulam dentro do rio. Ela tem o poder de cegar quem a admira e levar para o fundo do rio qualquer homem que ela desejar se casar.
Os índios acreditam tanto no poder da Iara que evitam passar perto dos lagos ao entardecer.

Segundo a lenda, Iara era uma índia guerreira, a melhor da tribo e recebia muitos elogios do seu pai que era pajé.
Os irmãos de Iara tinham muita inveja, resolveram matá-la à noite enquanto dormia. Iara que possuía um ouvido bastante aguçado, os escutou e os matou.
Com medo da reação de seu pai, Iara fugiu. Seu pai, o pajé da tribo, realizou uma busca implacável e conseguiu encontrá-la, como punição pelas mortes a jogou no encontro dos Rios Negro e Solimões, alguns peixes levaram a moça até a superfície e a transformaram em uma linda sereia.

Votação pelos alunos da Sereia que mais gostaram! parabéns turma 32, Beijos a todos


Observemos votos da Sereia escolhida pela Turma 32! Foi uma aula maravilhosa!!!!? Muita criatividade!!!!


Sereia


Sereia


Sereia Iara


Onde vive a Sereia? Na imaginação ?