segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Cuzco

Mostrar / Esconder thumbs

Antiga capital do Império Inca é um passeio imperdível

A maioria dos turistas que vão para Cusco (em Quechua Qosqo ou Qusqu, significando “umbigo do mundo”) desembarcam por lá com o objetivo principal de visitar o sítio arqueológico de Machu Picchu, no sudeste do Peru. Esse é um dos motivos – talvez o principal –, da grande infraestrutura que a antiga cidade do Império Inca possui, para receber turistas de todos os cantos do planeta.  Uma sorte, já que o lugar tem muito mais à oferecer aos visitantes.

Basta prestar um pouco mais de atenção e não ficar preso apenas aos encantos de Machu Picchu. Ao andar pelas ruas de pedra e pelos becos misteriosos da cidade, já da pra ter uma noção e entender o por que do local ter sido declarado um Patrimônio Histórico da Humanidade, pela Unesco. A altitude de quase 4 mil metros acima do nível do mar, chega a ser esquecida em meio às construções coloniais que misturam o melhor do estilo andino com o barroco.

A atual Cusco foi erguida em cima do que sobrou das edificações incas. Aliás, o passado inca deixou um grande e imponente legado à cidade peruana, como as ruínas da fortaleza de Sacsayhuamán e o Inti Raymi, o Festival do Sol, que acontece após o solstício de inverno, todo dia 24 de junho.

AONDE IR

Iglesia de la Compañia

Originalmente, o local era um palácio inca que servia como uma espécie de templo religioso. Séculos depois, ele passou por uma reconstrução, após ser vítima da grande destruição de um terremoto. Hoje, muito bem conservada, a Iglesia guarda o estilo barroco andino da cidade e se destaca pelos belos altares no seu interior.

Catedral de Cusco

Mais de 100 anos. Esse foi o tempo de duração que essa linda e imponente edificação – localizada na praça mais popular da cidade – levou para ser construída. Com um estilo que mistura o gótico com tradicional barroco andino e arquitetura híbrida, a Catedral está entre as atrações mais famosos e tradicionais de Cusco.

Museo de Arte Precolombino

Por aqui é possível conhecer mais sobre os três mil anos de história do Peru.  Quem conta os fatos milenares são joias, objetos de ouro e cerâmicas da arte pré-colômbiana. Para completar, o museu fica em um prédio histórico, que, na sua fachada, mescla muros incas com sacadas tipicamente espanholas.

Museu de Machu Picchu

Uma das mais novas atrações da cidade de Cusco. É lá que está exposto o melhor do tesouro de Machu Picchu. Todas as peças são originas e foram retiradas diretamente do sítio arqueológico da cidade perdida. Uma chance única de estar em contato com o legado original de uma das civilizações mais importantes da história da humanidade. A visita começa com uma passagem pela gigantesca maquete de Machu Picchu e termina com o tour virtual pelas ruas da cidade de la pedra.

Complexo Arqueológico de Sacsayhuamán

Uma antiga Fortaleza, palco para cerimonias religiosas do Império Inca, conta com mais de 3 mil hectares, repletos de pedras rochosas com cerca de 5 metros de altura e que chegam a pesar até 350 toneladas, tudo isso a quase 4 mil metros acima do nível do mar. Não deixe de conhecer os túneis subterrâneos e anfiteatros do antigo templo inca.

ONDE FICAR

Palácio Nazarenas

O que o nome sugere é comprovado assim que você olha para o Nazarenas. Realmente, trata-se de um palácio. Hotel luxuoso e refinado, com todos os serviços que se esperam de um legítimo cinco estrelas: restaurante próprio, spa, piscina e suítes super equipadas. 

Casa Cartagena

O lugar ideal para casais. Luxuoso e com clima romântico, o hotel fica no alto da Cordilheira dos Andes. A “Nova Casa” passou por anos de restauração, respeitando o projeto original da velha casa, para se tornar um dos hotéis de luxo mais exclusivos da cidade.

 

Imagens: Gihan Tubbeh/©PROMPERU, Janine Costa/©PROMPERU, Divulgação

Última atualização em 29/07/2014 as 16h27

Guilherme Guinski

esportes, praia, noite


Nenhum comentário:

Postar um comentário