terça-feira, 19 de novembro de 2013

Bandeira do Brasil

BRASIL

Nome oficial: República Federativa do Brasil

Capital: Brasília

Localização: América do Sul

Data de adoção: 11 de maio de 1992 pela Lei 8421(originalmente adotada pelo Decreto 4 em 19 de novembro de 1889). Sua apresentação e seu uso são regulados pela Lei 5700 de 1º de setembro de 1971.

Projetada por Raimundo Teixeira Mendes, presidente do Apostolado Positivista do Brasil, com colaboração de Miguel Lemos, e Manuel Pereira Reis, catedrático de astronomia da Escola Politécnica. O desenho foi executado pelo pintor Décio Vilares.

Foi inspirada na Bandeira do Império, desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret.

Desenho


Manteve a tradição das antigas cores nacionais – verde e amarela – do seguinte modo: um losangoamarelo em campo verde, tendo no meio a esfera celeste azul e estrelada, atravessada por uma faixabranca, em sentido oblíquo e descendente da esquerda para a direita, com os dizeres “Ordem e Progresso” na cor verde.

As estrelas na Bandeira Brasileira devem ser consideradas como vistas por um observador situado fora da esfera celeste.

Significado


Em 7 de setembro de 1822, depois de exigir ”Independência ou Morte “, o Príncipe Regente Dom Pedro (mais tarde Imperador Dom Pedro I) removeu o cocar português azul-e-branco de seu chapéu e exclamou: “De agora em diante teremos outro laço, verde e amarelo. Essas serão as cores nacionais. ” Em 18 de Setembro, Dom Pedro assinou três decretos que foram os primeiros atos do Brasil independente. O segundo decreto criou um novo cocar nacional: “O arco-nó (laço), ou cocar (tope) brasileiro será composto das cores emblemáticas: verde de primavera e amarelo de ouro…”

Brazilian Fans Celebrate a 3-1 Victory Over Cote D'Ivoire (Ivory Coast) at World Cup 2010 South Africa!

Brasileiros comemoram com bandeiras a vitória de 3-1 sobre a Costa do Marfim na Copa do Mundo 2010. Foto: austinhk

Ao longo da existência da bandeira brasileira, diferentes interpretações foram feitas a respeito do significado ou representatividade de suas cores. Há uma leitura popular que relaciona as cores da bandeira com aspectos naturais inerentes ao território do país, como por exemplo, a relação do abundante verde da bandeira com a floresta amazônica, ou ainda o amarelo com as riquezas da terra.

O fato é que as cores possuem sim um significado dependendo de quem dá, porém, destacamos outros aspectos, como veremos a seguir:

As cores, verde e amarela estão relacionadas com a casa real de Bragança, da qual fazia parte Dom Pedro I, bem como a casa real dos Habsburgo, à qual pertencia a imperatriz Dona Leopoldina. O circulo azul refere-se à imagem de uma esfera celeste, posicionada conforme a latitude da cidade do Rio de Janeiro às 12 horas siderais (08 horas e 30 minutos) de 15 de novembro de 1889 – Local e Dia da Proclamação da República.

As estrelas representam cada estado da federação. Apresentam cinco grandezas diferentes e a diferenciação de tamanhos está relacionada a aspectos astronômicos, direta ou indiretamente. As estrelas, que fazem parte da esfera, fazem parte de nove constelações. Uma delas é a do Cruzeiro do Sul que pode ser vista de todos os estados brasileiros e foi fixada no centro do que representa o céu na bandeira.

Clique para ver detalhes sobre as constelações da bandeira e a correspondência entre as estrelas e os estados

A inscrição “Ordem e Progresso” é atribuída ao filósofo francês Auguste Comte, que tinha muitos seguidores no Brasil, incluindo o professor Teixeira Mendes, que concebeu o projeto básico da bandeira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário