quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Incas

Machu Picchu

Machu Picchu
Mostrar / Esconder thumbs

Encante-se com a aura mística do símbolo mais conhecido do Império Inca

Uma das maiores atrações peruanas, há 80 km de distância de Cusco é Machu Picchu, considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Um museu vivo da história Inca e um dos lugares turísticos mais fascinantes da serra peruana e porque não dizer do mundo.

O local é, provavelmente, o símbolo mais típico do Império Inca, devido à sua original localização e características. Para chegar a Machu Picchu, a partir da cidade de Cusco, pode-se ir de trem até o povoado de Aguas Calientes, de onde parte um micro-ônibus direto para Machu Picchu. Outra forma de chegar as ruínas da cidade é seguindo o Caminho Inca em uma caminhada de quatro dias e chegar pela "Porta do Sol". Lembrando que, para fazer o caminho, é necessário contratar uma agência de turismo autorizada.

Pelo Caminho Inca, outra grande atração cultural e turística por si só, pode-se realizar a trilha completa, caminhando os 40 quilômetros em quatro dias com pernoites nos acampamentos com infraestrutura, ou fazer a trilha curta, que pode ser realizada de duas maneiras: em dois dias, com pernoite no alojamento próximo às ruínas de Wiñaywayna, chegando à Porta do Sol pela manhã ou caminhar os 12 quilômetros num único dia, chegando em Machu Picchu no final da tarde.

Machu Picchu é um lugar ímpar. Seja pelos mistérios que guarda dos tempos do Império Inca e de seus cultos religiosos, seja pela arquitetura do local. Os edifícios da cidade, depois de alguns trabalhos de recuperação, apresentam-se em excelente estado de conservação, distribuindo-se de acordo com as funções a que eram destinados ou a classe social dos seus habitantes. O Bairro Alto era ocupado pelas casas religiosas e pelas famílias mais abonadas, enquanto os operários se alojavam nas pequenas casas situadas mais abaixo.  No meio da praça central, os Incas procediam às suas manifestações religiosas e, no topo de uma elevação vizinha, o Templo do Sol e a Pedra Sagrada onde os sacerdotes cumpriam os rituais e os sacrifícios de lhamas e outros animais.

Por isso, se estiver em Machu Picchu, o melhor é perder-se no labirinto de ruas e ruelas, vasculhar os becos mais recônditos e imaginar como era vida quotidiana de seus habitantes. A cidade ocupa cerca de cinco quilômetros quadrados. Desaparecida a civilização inca, o seu testemunho permanece para sempre gravado naquelas pedras de granito.

 
Imagens: Juan Puelles/©PROMPERU, Renzo Tasso/©PROMPERU

Nenhum comentário:

Postar um comentário